Arraial do 25 de Abril 2008



O Arraial do 25 de Abril parte da iniciativa da Associação ABRIL, com a colaboração e participação de várias Associações, Movimentos e Grupos de carácter político, cívico e cultural e realiza-se na noite de 24 de Abril, no Largo do Carmo.

Pretende-se que este evento se torne num momento significativo da intervenção cívica e política dos cidadãos. Por isso, este Arraial, para além do seu carácter lúdico transmitido pela mostra das actividades desenvolvidas pelas diversas entidades, nomeadamente a nível de artesanato, música, dança e gastronomia, tem também um cunho pedagógico, manifestado através dos diversos painéis/ exposições alusivos às realidades não só do quotidiano do país mas também a factos históricos de profundo valor simbólico para o desenvolvimento e aprofundamento da democracia em Portugal e, até, no mundo.

Esta Festa expressa ainda um apelo para que a chama dos ideais do 25 de Abril permaneça acesa no coração e na esperança de todos nós. Exprime também o desejo de que o cravo que animou a revolução e a canção da fraternidade entre “o povo que mais ordena”continuem vivos na memória e na concretização de uma sociedade mais justa e solidária, afirmada pelos decisores políticos e reivindicada pelas pessoas em geral.

Esta actividade conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da Associação de Turismo de Lisboa, da Comunicasom e da Associação 25 de Abril.


ARRAIAL POPULAR do 25 de Abril

Amigas e amigos: Embora bastante atrasados, vimos convocar-vos, com urgência, para uma reunião, a fim de organizarmos o Arraial do 25 de Abril no Largo do Carmo, tal como vem acontecendo nos últimos anos. Assim, contamos convosco e com as vossas ideias, no dia 18 de Março, às 19.30h, na sede da Associação Abril, para a reunião preparatória, com seguinte Ordem de Trabalhos: 1. Informações 2. Definição de estratégias para a organização do Arraial 3. Constituição de grupos de trabalho 4. Outros assuntos 5. Próxima reunião Tragam mais amigos interessados em colaborar, mesmo que não estejam ligados a qualquer Associação ou Movimento cívico. Um abraço. Contactos: guadalupe@iol.pt; guadalupe.magalhaes@gepe.min-edu.pt margaridavieira@netcabo.pt
Guadalupe: 966785119
Margarida:. 965214312

Maria de Lourdes Pintasilgo


Na superlotada Livraria da Assembleia da República, decorreu o lançamento do livro Uma Flor por Maria de Lourdes Pintasilgo, tempo para uma nova evocação dessa grande mulher portuguesa.

Adelino Gomes lembrou-a através de textos incluídos no livro. Manuel Freire, os Couple Coffee e Francisco Fanhais pela poesia e pelas canções. A importância das ideias defendidas por Maria de Lourdes Pintasilgo na formação da ABRIL foi exposta por Guadalupe Magalhães.