Convite



Conferência/debate com Raquel Varela que vem falar-nos sobre "O papel do Estado no estado a que chegámos", incluído no Ciclo "Radiografias do nosso tempo", sob o tema global "O E(e)stado a que chegámos".

Dia 28 de Outubro, às 18h30, na Sociedade Portuguesa de Autores
.



«Sucessivos governos argumentam que se flexibiliza o mercado de trabalho para combater o desemprego. Mas, chegámos a uma conclusão, neste estudo, inequívoca: maior flexibilização do mercado de trabalho significa, olhando para as últimas 3 décadas, mais desemprego. Porque a precariedade e o desemprego são duas faces da mesma moeda. E mais desemprego significa mais pobreza e menos descontos para a segurança social. Num parágrafo, é mais ou menos este o "estado a que chegámos"».
.
Este Ciclo de conferências pretende encarar e discutir abertamente o momento histórico em que vivemos. É um momento difícil que exige de nós respostas credíveis para os problemas que temos de enfrentar. Respostas credíveis e definitivas, o que nem sempre é possível, porque todas elas terão de se basear em conceitos de classe. As sociedades do mundo em que vivemos não são homogéneas, nelas ocorrem contradições de todo o tipo, superáveis umas, insuperáveis outras. "Radiografias do nosso tempo" deseja ser apenas um ciclo de debates e um espaço de encontro e memória, onde alguns dos problemas com que nos enfrentamos sejam postos a nu e discutidos diante da nossa consciência de cidadãos. A sociedade portuguesa, hoje mais do que nunca, desinformada pela comunicação social, precisa ouvir outras opiniões, sobretudo, as que se escudam no rigor científico e na independência de critérios sociais e políticos.

Sem comentários: