Actividades de Maio, Junho e Julho

Dívida e Democracia

No âmbito do Ciclo Radiografias do nosso Tempo delineámos um conjunto de debates sob o tema geral Dívida e Democracia em que serão apresentadas diferentes perspectivas por diferentes intervenientes, com foco nas consequências da dívida na vida dos portugueses e nas instituições democráticas, bem como a  apresentação de alternativas.
As comunicações incidirão sobre questões que nos preocupam tais como: Que consequências tem a dívida para a Democracia? Quanto maior a dívida menor a democracia? Qual o papel e o poder dos cidadãos? O que é uma auditoria cidadã? Que respostas pode dar o sistema democrático? Os portugueses andaram a viver acima das suas possibilidades? Qual a natureza da dívida que estamos a pagar? Qual a sua origem? É legítima a dívida? Como se formou? É pública ou privada? Deve e pode ser reestruturada? Temos soluções para anular parte da dívida? O pagamento da dívida arrasta a destruição do país? Será que tem mesmo de ser paga? Já houve países que não a pagaram? Sair do euro será a solução?
Para estas e outras perguntas queremos encontrar respostas com as sessões que agora organizamos.
Para a 1ª sessão, sob o título Quando a dívida aumenta a democracia encolhe, a 26 de maio, segunda-feira, às 18h30, na Sociedade Portuguesa de Autores convidámos o economista Vitor Lima que tem desenvolvido vários trabalhos acerca deste tema e o sociólogo António Dores.
A 2ª sessão, sob o título "A saída do €, um imperativo de liberdade, de democracia e de independência nacional" a realizar a 16 de Junho, às 18h30, terá participação do jurista Garcia Pereira.
A 3ª sessão  a realizar em Julho contará com um elemento do Manifesto dos 74

Sem comentários: