Assembleia Geral e Plano de Actividades

A Abril realizou no dia 26 de Novembro a Assembleia-Geral eleitoral, tendo sido eleitos para os corpos sociais para o biénio, Novembro de 2009-Novembro de 2011, os seguintes elementos:

ASSOCIAÇÃO ABRIL ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL 26 DE NOVEMBRO, 2009 LISTA A ASSEMBLEIA -GERAL
JOÃO LAVINHA ALÍPIO DE FREITAS MARIA HELENA MONTEIRO CONSELHO FISCAL
TÍLIA FONSECA MARGARIDA DUQUE VIEIRA FRANCISCO SILVA ALVES COMISSÃO COORDENADORA
GUADALUPE MAGALHÃES PORTELINHA ANA MERCEDES STOFFEL FERNANDES RUI LOURENÇO AMARAL DE ALMEIDA MARIA ANÁLIA GOMES MARIA LUSITANA LEITÃO
A Comissão Coordenadora eleita apresentou o seguinte plano de actividades:
.
PLANO DE ACTIVIDADES Novembro de 2009 – Novembro de 2011
.
Este plano de actividades projectado para dois anos, é global e flexível na sua apresentação, sendo esta proposta de actividades a desenvolver fiel aos objectivos de conhecer, dinamizar e intervir que sempre nortearam a Associação ABRIL, nomeadamente os relacionados com as vertentes política, social, cívica e cultural.
Contudo, propomos um plano de intenções sem definição objectiva de conteúdos, na medida em que os eventos a organizar podem surgir devido a vários factores tais como: condicionantes dos acontecimentos do mundo ou do país; adequação temporal (mais a um ano do que a outro); disponibilidade de recursos humanos, materiais ou físicos.
As actividades que nos dispomos a desenvolver durante o próximo mandato terão como lema “A cultura do desassossego", pois pensamos que um programa baseado neste tema representa intrinsecamente o que nós queremos para a Abril, não só porque vai ao encontro dos seus grandes objectivos, mas também porque expressa as nossas opções em relação à realidade que nos rodeia. Pretendemos, pois, suscitar a reflexão, o debate, o esclarecimento e a aquisição de conhecimento e de saber, numa perspectiva de inconformismo, de participação e intervenção cívica no nosso quotidiano.
Como cidadãos atentos, pretendemos organizar actividades, mesmo que não programadas, desde que tenham justificação política ou social e consideremos pertinente uma reflexão sobre determinado momento da actualidade pois interessam-nos todas as questões que se prendem com os seres humanos, numa perspectiva de direitos e de deveres, conjugados com o exercício de uma cidadania activa e interveniente no mundo globalizado em que vivemos, convencidos que estamos de que a opinião pública é uma base importante na legitimação da democracia, nomeadamente da democracia participativa. Assim, este projecto irá levar-nos a visitar museus, exposições, lugares de memória, usufruir da natureza, organizar debates, conversas de fim de tarde e tertúlias, colaborar com escolas e outras organizações, sem esquecer Abril, no Largo do Carmo.
  • 1. Começando por esta última actividade que já é uma tradição e se identifica com a Associação Abril – o ARRAIAL comemorativo do 25 DE ABRIL – que tem lugar no Largo do Carmo, organizaremos o 7.º e 8.º Arraiais do 25 de Abril, mantendo as suas características já conhecidas: a presença de várias Associações com mostra de gastronomia nacional e internacional, a música e a dança e algumas novidades, uma vez que fizemos uma candidatura formal à CML, no âmbito de um programa de apoios, a conceder a projectos propostos por Associações, por parte da CML. 2. Organizaremos com as escolas iniciativas sobre o 25 de Abril, a cidadania, o ambiente, a paz, o racismo e outras, em que tentaremos imprimir uma componente educativa e pedagógica ao abordar um nível etário mais jovem, no sentido de contribuirmos para a formação de seres humanos mais esclarecidos e mais intervenientes. Para tal, pensamos fazer uma candidatura à FCG, designadamente para apoio à actividade sobre a Revolução dando especial ênfase aos valores que o 25 de Abril representou. 3. No tema “visitas” propomos para cada ano: três visitas a museus/exposições; duas visitas ao património histórico, cultural e natural, em que para além da valorização e satisfação individuais, privilegiaremos o sentimento convivial e as relações inter-pessoais. 4. Nos encontros da Abril para falar sobre temas da actualidade que poderão tomar a forma de debates, conversas de fim de tarde ou tertúlias, pensamos organizar pelo menos quatro sessões, em que destacamos o tema dos ideais republicanos, no ano em que se comemora o centenário da república; o tema sobre o papel da comunicação social na formação e consciencialização dos cidadãos e até dos próprios jornalistas, abrangendo assim as componentes de intervenção política, social e cívica. 5. Colaboraremos e participaremos com outras entidades na organização de eventos que se enquadrem em aspectos culturais, políticos ou sociais, nomeadamente nos movimentos de solidariedade, de luta pela paz, de conservação da memória, defesa da justiça social e protecção da natureza. 6. Finalmente, pensamos continuar com a nossa vocação de acolhimento e apoio a novas Associações e disponibilizar o espaço da sede para o lançamento de livros, discos, passagem de filmes, etc.

Nota: Até final do ano já estão objectivamente programadas duas actividades:

  • a primeira realiza-se em 28 de Novembro e será uma Visita Cultural a Setúbal, conforme programa já divulgado;
  • a segunda, marcada para Dezembro, trata-se de um lanche ajantarado ao jeito de tertúlia com depoimentos, música e poesia, que, para além de festejar o Natal, será integrada nas comemorações do projecto "80 anos do Zeca Afonso", sob o lema "Neste Natal, ofereça Zeca".

Sem comentários: