Coincidência feliz termos iniciado o nosso programa de actividades com esta visita a Setúbal, terra por onde têm passado, vivido ou nascido, poetas, músicos, escritores, pintores que se inscreveram nesta luta de bulir com o quotidiano, de alertar consciências, de construir utopias: lembro apenas Bocage, Giacometti e Zeca Afonso.
Foi a primeira incursão naquilo que denominámos como objectivo único do nosso plano de actividades base para estes dois anos - a cultura do desassossego - e aqui, no Museu, vivemos um momento de real inquietação, de questionamento, de reflexão sobre o papel de cada um de nós na comunidade em que se insere. Entendemos também o desassossego que nos provoca este novo conceito de museologia, que exige dos cidadãos uma nova atitude, tornando-os protagonistas da própria história, obrigando-os a escrever no presente como o passado se pode amarrar mas também projectar no futuro.
Interessante ver como os caminhos da arte se podem cruzar de uma forma maior com os da cidadania, da democracia participativa, da defesa dos valores fundamentais e com a preservação da memória. Porque a memória é um bem colectivo e como tal deve ser nacionalizada, partilhada por todos e inscrita nas cartografias da nossa consciência social, na construção da nossa identidade. Essa memória ancorada em vários portos de abrigo do nosso ser colectivo, sem se apagar nem esquecer, antes valorizar e contribuir para o conhecimento e a compreensão do passado e do presente permitindo imaginar o futuro.
A Igreja do antigo Convento de Jesus de Setúbal é um dos grandes tesouros da região, constituindo um dos principais monumentos do estilo Manuelino em Portugal,.O edifício do Convento de Jesus foi fundado em 1490 pela ama do rei D. Manuel I, Justa Rodrigues Pereira. O Rei D. João II manda ampliar o projecto, entregando-o ao famoso arquitecto Diogo Boitaca em 1494, e em 1496 era já ocupado pelas Freiras Clarissas, tendo sido finalizado por volta de 1500.A Igreja Gótica apresenta um interior sumptuoso, e foi o primeiro ensaio no País de uma “igreja salão”, conferindo uma unidade do espaço, com as três naves abobadadas à mesma altura, permitindo uma iluminação uniforme do interior. A Igreja é famosa pelas suas belas colunas torsas feitas em brecha (uma pedra típica da Serra da Arrábida) que sustentam as abóbadas.
No tecto estão presentes nervuras espiraladas que viriam a ser um dos grandes marcos do estilo.
Este espaço museológico tem, em exposição permanente, peças de arte e livros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus e documentos da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal que retratam a figura e obra de Bocage. Em complemento, existe uma cenografia de uma sala, onde uma figura de Bocage se encontra sentada. No primeiro andar, está instalado um Centro de Documentação Bocagiano, ligado, pela internet, a bibliotecas e centros de estudo.
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Instalado numa antiga fábrica conserveira, do seu espólio constam centenas de instrumentos musicais, fotografias, recolhas de literatura popular e de instrumentos e materiais ligados ao trabalho rural.



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