"A memória no feminino"
21 de Setembro a 5 de Dezembro
2011
SPA - Sociedade Portuguesa de Autores
"A democracia em Portugal não pode ser expressa nem realizada fora da relação entre democracia formal e aprofundamento da democracia participativa a que se refere de forma clara a Constituição."
“ (…) a última década viu engrossar a necessidade e a coragem de os cidadãos participarem mais nas questões a que o mundo tem que fazer face".
in VISÃO, 2003.
Maria de Lourdes Pintasilgo
"(...) cidadã notável, que serviu Portugal nos mais altos cargos e funções, sempre com grande talento, dedicação inexcedível e numa atitude permanentemente inovadora"
Jorge Sampaio
APRESENTAÇÃO
Coincidindo com o encerramento do mandato do biénio 2009 - 2011, que decorreu sob o lema "A cultura do desassossego", festejamos os vinte e cinco anos da nossa associação, com a organização de um ciclo de actividades e conferências, dedicado ao tema:
"A memória no feminino"
Com esta iniciativa, pretendemos lembrar algumas das mulheres que durante o último século travaram a dura batalha pela conquista de todos os seus direitos, designadamente algumas das pioneiras da 1.ª República, as que lutaram contra a privação das liberdades individuais e aquelas que viveram e sofreram os danos e as ausências da guerra colonial.
Pretendemos ainda evocar e homenagear a memória da nossa mentora Maria de Lourdes Pintasilgo que, no desempenho de altos cargos de governação em Portugal, nunca esqueceu a sua condição feminina.
PROGRAMA
Setembro 21 - 18.30
Outubro 14 - 18.30
"A Filha Rebelde"
Projecção do vídeo da peça de teatro de Margarida Fonseca Santos, inspirada na obra homónima de Valdemar Cruz e José Pedro Castanheira, encenada e dirigida por Helena Pimenta.
O tema da peça - percurso de emancipação e adesão à revolução cubana da jovem Annie, filha do Major Silva Pais, director da PIDE - provocou a instauração de um inédito processo judicial, contra a autora da obra e os directores do teatro D. Maria II, responsáveis pela sua realização.
Outubro 24 -18.30
Momento musical
"As mulheres e a 1ª República"
por Ana Vicente
Conferência sobre as mulheres pioneiras da 1ª República, que lutaram activamente pela igualdade de direitos e oportunidades.
Debate
Novembro 14 – 18.30
Momento musical com Celina da Piedade
"As lutadoras da Resistência"
por Ana Bela Vinagre, Aurora Rodrigues, Helena Neves e Helena Pato.
Mesa redonda sobre as mulheres da resistência durante o Estado Novo, com a participação de algumas das protagonistas que viveram e sofreram, sob diversas formas, os efeitos da repressão e da política colonial durante os 48 anos de obscurantismo e de luta conta a Ditadura.
Debate
Dezembro 5 – 18.30
Momento musical
Maria de Lourdes Pintasilgo, a política da diferença
Sessão evocativa de Maria de Lourdes Pintasilgo, com depoimentos de amigas e colaboradoras e com a projecção de um documentário sobre a sua vida e obra política. (intervenientes a confirmar)
Debate
Nota: Durante as sessões estarão à venda livros das conferencistas e de outros autores, sobre esta temática.
Organização: Associação Abril
Parceria: SPA – Sociedade Portuguesa de Autores
Local: SPA - Auditório Maestro Frederico de Freitas
Av. Duque de Loulé, n.º 31 - Lisboa
AGRADECIMENTOS
A Associação Abril agradece à SPA pelo apoio prestado bem como às conferencistas e aos músicos pela sua generosa colaboração.
Sem comentários:
Enviar um comentário