Ciclo "Memória e Resistência"


23 de Abril -  23 de Julho  2012

APRESENTAÇÃO

Dando continuidade ao Plano de Atividades da Associação Abril para o presente biénio 2012/ 2013, e para o qual adotamos o lema
"um contentamento descontente"
verso de um soneto de Camões, delineámos um ciclo de debates e filmes denominado "Memória e Resistência".

Pretendemos, assim, não apenas lembrar acontecimentos que nos anos 60 abalaram o regime fascista que nos dominou durante 48 anos, mas também contribuir para que a memória seja preservada e a história se possa escrever com fidelidade.

Com esta iniciativa queremos ainda prestar uma simbólica homenagem a todos os intervenientes nestes acontecimentos de grande significado histórico e político.

Desejamos também refletir sobre o significado e a importância que esses factos tiveram na época, bem como avaliar o seu impacto e a sua influência na formação da mentalidade responsável e atuante que levou à queda da ditadura em 25 de Abril de 1974.

Finalmente, pretendemos extrapolar essa reflexão para os problemas sociais e políticos que afetam a sociedade portuguesa nos tempos de hoje.


PROGRAMA

23 de Abril - 18.30h
 
Conferência:  A Crise académica de 1962 - 50 anos depois
Conferencistas: Isabel do Carmo, José Zaluar Basílio, Francisca Soromenho e João Marecos
Integrado no Festival dos Cravos de Abril, jovens de ontem e de hoje refletem sobre as crises estudantis, as suas semelhanças e diferenças.

Debate

28 de Maio - 18.30h

Mesa redonda: Trilhos da Liberdade
Participantes: Amândio Silva, Camilo Mortágua e Manuel Pedroso Marques
Relatos pessoais de alguns dos protagonistas de atos de rebelião contra a ditadura, como o Assalto ao Navio Santa Maria, o Desvio do Avião da linha Marrocos-Lisboa e o Assalto ao Quartel de Beja, Reflexão sobre o impacto e consequências desses acontecimentos na sociedade portuguesa.

Debate

18 de Junho - 18.30h

Colóquio: Católicos Progressistas 
Sessão organizada em dois momentos:
1ª mesa
Comunicações e testemunhos: Ana Vicente, António Correia, João Medina, Manuela Braz Jorge, Maria Vitória Vaz Pato, Nani Sallio.
Evocação de homenagem a António Jorge Martins e Sereno Regis, duas personalidades pouco conhecidas mas marcantes neste movimento renovador que ajudou a criar uma nova consciência política e desafiou não só o  sistema ditatorial como a própria Igreja, destacando ainda o papel do líder principal deste processo, Nuno Teotónio Pereira.

2ª mesa
Depoimentos de: Maria da Conceição Moita, Francisco Fanhais, Joana Lopes, Mário Brochado Coelho e Paulo Fontes.
Memórias de uma época de luta e empenhamento religioso, político e social, numa perspectiva de extensão do debate para a actualidade e no sentido de desenvolver ideias e apontar propostas de acção e de intervenção na atual conjuntura política.

Debate

9 de Julho - 18.30h

Documentário: À procura do socialismo, de Alípio de Freitas e Mário Lindolfo.
História das ideias socialistas desde Antero de Quental até à votação e aprovação da 1ª Constituição depois do 25 de Abril.

Debate

23 de Julho - 18.30h

Filme: A Fuga, de Luís Filipe Rocha
Ficção sobre uma fuga de presos políticos do forte de Peniche.
  
Debate

Nota 1: Contamos com a presença dos realizadores nos debates

Nota 2 : Durante as sessões estarão à venda livros das/dos conferencistas e de outros autores, sobre a temática do Ciclo, podendo ocorrer sessões de autógrafos.


Organização: Associação Abril
Parceria: SPA – Sociedade Portuguesa de Autores
 Auditório Maestro Frederico de Freitas
Av. Duque de Loulé, n.º 31 - Lisboa

Entrada livre
 
AGRADECIMENTOS: A Associação Abril agradece à SPA pelo apoio prestado, bem como aos conferencistas e a todas e todos que connosco colaboraram

Sem comentários: