CICLO UTOPIAS/DISTOPIAS (2016-2017)

Por ocasião dos 500 anos do livro Utopia de Thomas More, queremos assinalar o seu sonho de um mundo melhor, com a organização de um ciclo de debates que denominámos Utopias/Distopias. Pretendemos fazer uma reflexão sobre o papel não só da Utopia mas também da Distopia nas nossas vidas, nas culturas, na política, na organização dos países, no funcionamento do mundo, aflorando temas que nos preocupam, quer a nível nacional quer do foro internacional.
A conjuntura política e social portuguesa e do mundo manifestam uma enorme complexidade que obrigam a múltiplos olhares. Com esse objetivo lançámos, seis olhares sobre acontecimentos que vão ocorrendo não só no país como no mundo. Vamos falar sobre alguns dos temas como União Europeia, Política Portuguesa, Guerras que assolam o mundo, Muros e arame farpado, Energia nuclear, Fogos…
Olhamos e vemos. “Vemos, ouvimos e lemos”. E depressa somos impelidos a passar do olhar à inquietação, ao dessossego e logo à voz, à palavra, à ação. Ao exercício da democracia participativa que sempre nos norteia e nos define enquanto seres pertencentes a uma comunidade.
Baseamos esta proposta em premissas que assentam na certeza de que a partilha de conhecimento, informação e experiências é um meio eficaz para o enriquecimento pessoal e social das comunidades e dos povos. Para além disso, a sua promoção e valorização contribuem para a multiplicação e difusão dos valores fundadores da nossa cultura.
Com este ciclo Utopias /Distopias queremos cruzar linguagens, pontos de vista, ideias, ideais, construir pontes, abrir caminhos entre a urgência da ação e a serenidade da reflexão. Gostaríamos de “arrancar alegria ao futuro”, almejando algumas utopias…
As sessões deste ciclo realizaram-se na Sociedade Portuguesa de Autores, às 18.30, no Auditório João Villaret.

1ª sessão
"​União Europeia: que rumos?, teve lugar no dia 14 de Novembro, tendo como dinamizadores a deputa  europeia Marisa Matias e  o economista e jornalista Nicolau Santos.

2ªsessão
 “Geringonça ou Mecanismo inteligente? “ teve lugar no dia 16 de Janeiro e  contou  com a participação, como oradores, de Ana Catarina Mendes (deputada e secretária-geral adjunta do PS) e Pacheco Pereira (historiador, professor, articulista).
3ª sessão
“Energia Nuclear: que riscos, que riscos para os seres vivos e o planeta?”
Esta sessão contou com a participação de Carla Graça e João Camargo, especialistas dedicados à defesa e preservação do ambiente, da associação Zero e realizou-se no dia 13 de Fevereiro.
4ª sessão
“Energia Nuclear: que riscos, que soberania?”. Esta sessão realizou-se em 3 de março e contou com a participação dos deputados Heloísa Apolónia e Carlos Zorrinho.
5ª sessão
“Refugiados: uma emergência humanitária”, conferência realizada em 24 de Março, com a participação da deputada europeia Ana Gomes e de Teresa Tito de Morais, presidente do Conselho  Português para os Refugiados (CPR).


Sem comentários: